Unidas otimiza precificação em 180 lojas com Abaccus

Desafio

A Unidas lidava com a necessidade de realizar alterações de preço de semi novos nas mais de 180 lojas físicas, através de um processo era lento, pouco auditável e dependente da TI, o que impedia ajustes ágeis em um mercado dinâmico e competitivo.

Estratégia

Como uma das maiores empresas de vendas de semi novos do país, a Unidas precisava de uma plataforma de decisões que permitisse centralizar e automatizar sua lógica de precificação, com rastreabilidade, controle de versões e autonomia para a equipe de negócios.

A decisão estratégica foi desacoplar as regras de negócio dos sistemas legados e expô-las via API, com governança e alta performance.

“De solução de apoio virou core. A Abaccus é essencial para nossa transformação digital.”
Leandro Souza
Analista de pricing, Unidas

Solução

Para resolver esse desafio, a Unidas adotou o Abaccus como motor central de regras e políticas de precificação. O projeto foi estruturado com foco em quatro objetivos principais:

  • Permitir que o time de negócios edite políticas de preços via interface visual, sem depender da TI.
  • Garantir rastreabilidade total de alterações e versões, com trilha de auditoria.
  • Expor a lógica de decisão por meio de APIs REST, consumidas por canais internos e externos.
  • Escalar as regras para todas as lojas com consistência e controle centralizado.

Resultados

  • +180 lojas operando com regras unificadas, centralizadas e versionadas.
  • Atualizações em minutos, com validação e publicação em ambiente produtivo.
  • Redução da dependência da TI para manutenção de regras.
  • Alta rastreabilidade, com logs detalhados e versionamento por release.
  • Integração plena com canais internos e parceiros, permitindo resposta rápida ao mercado.