3 jan 22

Por que automatizar as regras de negócio?

Toda empresa precisa ter regras de negócio bem definidas. As organizações não sobrevivem sem requisitos, especificações e diretrizes. São elementos importantes para o sucesso de um negócio, fazendo com que materiais, produtos, processos e serviços sejam produzidos com qualidade.

E atualmente, com o avanço tecnológico, o modelo decisório de uma empresa não precisa mais ser planejado e executado de maneira manual e burocrática. Existem soluções não só para descrever e mapear as regras de negócio, como também para modificá-las rapidamente quando necessário. O Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios (BRMS) é uma dessas ferramentas. Por meio do software, a empresa pode tomar decisões com agilidade, melhorar o atendimento ao cliente e identificar novas oportunidades.

A seguir, vamos entender melhor o que são ao certo essas regras e como funciona um Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios. Além disso, veremos como a automação proporcionada por ele pode auxiliar as organizações. Acompanhe!

O que são regras de negócio?

Uma empresa funciona por processos, que, por sua vez, são formados por atividades relacionadas entre si. Como o próprio nome diz, regras de negócio são regras que servem para definir ou restringir alguma ação nos processos de uma empresa.

Elas devem ser seguidas durante a execução das atividades, que irão descrever como determinadas operações devem ser realizadas e também, se há algum limite que precisa ser aplicado.

Esses preceitos vão guiar comportamentos e definir o que, onde, quando, porque e como algo deve ser feito em uma empresa.

Saiba o que é o Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios

As regras de uma empresa são a espinha dorsal de uma organização. É por meio delas que são definidas, por exemplo, as políticas de atendimento, os cálculos para precificação, as concessões de crédito, a definição e o lançamento de produtos.

Com as inovações tecnológicas, hoje as empresas têm um controle muito maior sobre essas diretrizes, podendo adotar um sistema capaz de administrar suas regras. Do inglês Business Rules Management System, ,o Sistema de Gerenciamento de Regras de Negócios (BRMS) é uma plataforma capaz de automatizar a criação e alterar as regras de funcionamento de uma empresa, auxiliando na tomada de decisões. É uma solução que pode trazer ótimos resultados para uma organização, porque o software automatiza todo o processo.

O sistema melhora enormemente a ,gestão da informação da empresa, pois as regras do negócio ficam digitalizadas em um repositório, estando disponíveis para todos os setores e com acesso rápido aos dados. Além disso, o BRMS permite que a organização crie, coloque em prática e gerencie suas regras e não somente – também as altere rapidamente, quando há a necessidade de mudanças.

E como o gerenciamento das regras é feito? O software tem motores de regras e cálculos que dão à empresa ,um diferencial competitivo, pois aponta soluções ágeis permitindo que a organização atenda as exigências de mercado.

Sistema permite automatizar tomadas de decisões

Com esse sistema, todo o processo decisório da empresa está centralizado em um só lugar. Se a organização precisa criar ou alterar alguma regra, não ficará perdida tendo que consultar documentos em diferentes sistemas, planilhas eletrônicas ou simplesmente recorrendo à memória dos colaboradores.

A automatização também evita perda de tempo. As soluções aparecem de maneira muito mais rápida, pois as regras estão digitalizadas e com acesso simplificado. Sendo assim, as respostas ao cliente surgem em tempo real e é possível ,criar soluções lucrativas para o negócio.

Essa agilidade favorece os ,insights, permitindo uma mudança de estratégia em relação à concorrência, a necessidade de lançamento de um novo produto, ou uma regra que precisa ser mudada em função de um novo cenário. Outra vantagem é conseguir detectar a estratégia certa para determinado público, a partir do gerenciamento de regras.

Sistema promove conformidade e regulamentação de regras

Regulamentos, padrões e diretrizes empresariais precisam ser seguidos por todos os colaboradores da organização. Com o BRMS é possível monitorar se as regras são cumpridas por toda a empresa.

Fazer esse acompanhamento é fundamental, pois se a empresa não possui a conformidade corporativa ela pode, ao longo de sua trajetória, sofrer danos em sua ,reputação.

Naturalmente, nenhuma empresa quer ser vista como pouco confiável, afinal é uma imagem que afasta a clientela e provoca rejeição a seus produtos e serviços.

 

BRMS agiliza decisões e aponta novas oportunidades

Uma empresa que adota o sistema BRMS pode consultar suas regras a qualquer momento, o que evita uma dependência entre os setores ou que apenas um funcionário tenha determinada informação. Isso acelera o processo de decisão e o torna mais eficaz.

Além disso, o software aponta novas oportunidades de mercado, indicando formas de melhorar a ,experiência do cliente, atender suas demandas e estreitar o relacionamento com quem compra seus produtos ou serviços.

Como se pode perceber, a adoção do sistema BRMS pode trazer uma série de resultados positivos para uma empresa. Aplicar uma ferramenta tecnológica para gerenciar regras organizacionais pode resultar em uma empresa mais lucrativa, inovadora e admirada pelos seus clientes.

Gostou desse artigo? Acompanhe mais sobre esse e outros temas em ,nosso blog.