Buscar
  • joaquimcosta7

Áreas de negócios produzindo software


Pesquisas do Gartner apontam, que até 2024, cerca de 80% dos produtos e serviços de TI serão desenvolvidos por profissionais que não são da área de tecnologia.


Não estamos falando aqui do papel de usuários experientes ou profissionais de áreas de negócios que contribuem no desenvolvimento de soluções que continuam sob a responsabilidade de TI.


Estamos que falando da produção de soluções, de produção de software. Em outras palavras, áreas que não estão ligadas a TI produzirão software e soluções sem a necessidade de conhecimento programático.


Nas palavras do vice presidente de pesquisa do Gartner, Rajesh Kandaswamy, "Os negócios digitais são tratados como uma atividade de equipes pelos lideres e não mais como domínio exclusivo da área de TI".


Com a crescente necessidade de autonomia para as áreas pensarem soluções digitais para seus negócios ,plataformas low-code ocupando cada vez mais espaço no mercado de tecnologia (mercado mundial deve atingir US$ 13,8 bilhões em 2021, crescimento de 22,6% em relação a 2020) e APIs dominando as soluções de modernização para combinar aplicações tradicionais e modernas (87% das organizações operam ao mesmo tempo arquiteturas recentes e legadas), a independência de negócios deixa de ser uma tendência. É uma realidade possível que sai do discurso e chega na mesa de todas as organizações.


Em outras palavras, o trem já partiu da estação. Se você não esta embarcado é melhor correr.


A essência deste movimento está na necessidade das empresas em colocar no mercado, de maneira muito ágil, novas soluções e modelos de negócio demandados pelos consumidores, minimizando a dependência dos processos tradicionais de TI para estas operações. Profissionais de negócios que têm todo o conhecimento, desafios e visão de negócios passam a assumir papel principal na construção das soluções tecnológicas que apoiam estes processos.


Passam a utilizar seu tempo e habilidades de maneira mais inteligente acelerando a entrega de produtos e serviços ao consumidor.


Regras de negócios e mudanças de cenários (e consequentemente modelos de decisões) precisam ser incorporadas muito rapidamente a todos os ambientes tecnológicos da empresas, bem como a todos os que consomem estas informações.


Novas demandas de clientes com o uso de tecnologia são sentidas por departamentos fora de TI. Estes departamentos precisam materializar seus scripts de negócios em soluções digitais rapidamente e colocarem em produção a partir do desenho das próprias áreas de negócios, reduzindo a dependência dos processo de publicação de TI.


Esta necessidade passou pela mesa de CEO´s e CIO´s por muito tempo e agora está consolidada na mesa de negócios.


Ferramentas de BRMS foram construídas exatamente dentro deste conceito e para esta finalidade.


A matéria do link abaixo fala um pouco mais desta tendência.


Gartner: 80% dos produtos digitais será criado por profissionais de fora da TI | CIO

58 visualizações0 comentário