Regras são ativos da sua empresa

Regras de Negócio definem a forma de uma empresa fazer negócios. É através delas que as empresas decidem “o que”, “porquê” e “como” tudo é feito.

 

São importantes porque são através delas que empresas definem suas políticas de atendimento, precificam, concedem crédito, definem e lançam seus produtos, gerem suas garantias e constroem tantos outros processos. Refletem diretamente a forma como os clientes se relacionam com as empresas e têm suas experiências.

 

Assim como tecnologia, pessoas, REGRAS SÃO ATIVOS DA SUA EMPRESA. Geram e entregam seus resultados e acompanham seu relacionamento com seus clientes.

 

Veja como o ABACCUS BRMS resolve as questões relacionadas à gestão deste importante ativo das empresas.

Onde estão e como são descritas as regras na sua empresa

Regras estão espalhadas por toda a empresa. Fixas dentro dos códigos de sistemas legados dificultando sua gestão (criação e alteração), em planilhas eletrônicas gerando problemas de conformidade e compliance, em políticas e documentos escritos confundindo sua divulgação e atualização de versões ou mesmo na cabeça das pessoas impossibilitando a multiplicação do conhecimento.

 

Todas estas dificuldades são resolvidas com o ABACCUS BRMS.

Entenda como o Abaccus BRMS transforma estas dificuldades em alavancas de oportunidades

Os documentos funcionais normalmente trazem processos decisórios (aprovar ou não o crédito, enviar para análise), cálculos, como as fórmulas que determinam o limite de crédito e comportamentos sistêmicos que representam os inputs e outputs esperados na execução deste processo.

Na figura abaixo temos um exemplo de documento funcional de um processo simplificado de concessão de crédito contendo: comportamento sistêmico, processos de decisão e cálculos. 

Com o ABACCUS BRMS você vai poder separar as decisões e cálculos dos processos que normalmente estão contidos em documentos funcionais como no exemplo acima, reduzindo os tempos de implantação e aumentando a eficiência, especialmente quando aparecem as necessidades de alteração das regras de negócio, como nas mudanças internas ou externas que são exigidas em função de ofertas de concorrentes, lançamentos de novos produtos, novas demandas de mercado ou modificação em regulamentos setoriais ou legislação.

 

Consegue entender o impacto das suas VARIÁVEIS (idade, renda e profissão por exemplo), construir e manter suas REGRAS (Caso cliente tenha renda menor que R$ X.XXX,XX limitar crédito) e gerenciar as decisões que são tomadas pela ferramenta em função da correlação entre VARIÁVEIS X REGRAS.

 

Tudo isto em um repositório único e documentado que pode poder consumido por toda empresa e seus parceiros. Gera ainda uma base de conhecimento que pode ser acessada a qualquer momento para entender como suas decisões são tomadas.

 

No infográfico abaixo mostramos onde o ABACCUS BRMS se encaixa.

Perceba que o que acontece antes e depois do ABACCUS BRMS, são comportamentos sistêmicos tratados pela TI. A parte central, que são os processos decisórios e os cálculos, precisam ser tratados pela área de negócio para manter a competitividade e atender as demandas de mercado e, por isso, têm a necessidade de atualização constante.

 

No exemplo que mostramos tudo é muito simples. São apenas poucas variáveis e regras. Mas olhe para os processos de sua empresa e veja a centena de regras e variáveis possíveis. Neste cenário é que o ABACCUS BRMS mostra toda sua força.

 

O ABACCUS BRMS é a melhor solução para qualquer processo que exija lógica operacional, decisões e cálculos.

 

Trouxemos um exemplo de crédito, veja alguns outros onde o ABACCUS BRMS é a solução:

 

  • Precificação

  • Comissionamento

  • Políticas de Descontos

  • Cross Sell e Up Sell

  • Segmentação de comunicação

  • Fidelização de clientes

  • Aceitação/Subscrição

 

Veja os vídeos da SÉRIE ABACCUS e conheça todo o potencial do ABACCUS BRMS.